Com pênalti perdido do atacante Julimar, o Athletico perdeu para o Corinthians por 1 a 0 nesta quinta-feira (19) e deu fim aos 100% de aproveitamento no Brasileirão 2026.
O jogo, atrasado pela segunda rodada, foi decidido com um belo gol do meia Rodrigo Garro e fez o Timão superar o Furacão na tabela.
O jogo atrasado da segunda rodada do Brasileirão 2026 foi disputado com público exclusivamente de mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência na Arena da Baixada, em Curitiba. A medida, válida também para a torcida visitante, foi determinada na condenação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por uma briga generalizada entre os próprios torcedores no fim do clássico contra o Coritiba, disputado no estádio Couto Pereira, pela Série B 2025.
Apesar disso, o jogo contou com uma tensão elevada justamente pelo agito das torcidas, que fizeram bonito e elevaram a emoção do confronto.
LEIA TAMBÉM:
O primeiro tempo ficou marcado pelo bom jogo e três grandes chances desperdiçadas pelo Athletico. Além do pênalti perdido por Julimar, Viveros também vacilou em três ótimas situações. Como é costume nesta temporada, faltou maior eficiência do centroavante colombiano.
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F02%2Fjulimar-viveros-athletico-corinthians.jpg)
Já o Corinthians aproveitou o vacilo do sistema de marcação do Furacão. Em uma excelente partida dos zagueiros Carlos Terán e Arthur Dias, o Timão chegou ao gol com o meia Garro, livre de marcação, em um rebote após cruzamento de Matheuzinho. O lance expõe mais um erro do meio campo rubro-negro, que já tinha cometido vacilos no jogo anterior, contra o Santos.
O último lance do primeiro tempo fez enorme diferença para a etapa final. Viveros cometeu falta no zagueiro Gustavo Henrique e recebeu o cartão amarelo. Pendurado, o El Tren se tornou alvo fácil para a provocação dos adversários e precisou controlar a tensão.
Conteúdo
Jovens saem do banco, mas não resolvem
O técnico Odair Hellmann lançou as jovens revelações do Athletico no segundo tempo. Os atacantes Felipe Chiqueti e Bruninho geraram mais dinâmica do que Julimar e Juan Portilla, mas também não conseguiram superar a falta de pontaria da equipe ou o goleiro Hugo Souza.
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F02%2Fviveros-athletico-corinthians.jpg)
O Athletico precisa repensar na dinâmica do trio ofensivo com Mendoza, Julimar e Viveros, principalmente pela falta de dinâmica entre eles. Julimar foi o pior, sem gerar muito volume ofensivo. Já Mendoza é peça bem vista por Odair pela força de marcação, mas também não enche os olhos. Com isso, o repertório ofensivo fica limitado ao esforço de Viveros para superar dois ou três adversários.
Do outro lado, o Corinthians suportou bem as investidas rubro-negras, mas adotou uma postura ainda mais defensiva com a entrada do zagueiro André Ramalho no lugar do volante Matheus Pereira. Sem muita força ofensiva, o Timão conseguiu segurar bem o ímpeto rubro-negro para sair com o triunfo.
Reunião inusitada
Na volta do intervalo, o juiz Rodrigo José Pereira de Lima reuniu os capitães e os técnicos das duas equipes. O motivo foi o mais surpreendente: o árbitro pediu calma. Até fez sentido, já que três dos quartos primeiros cartões amarelos foram por reclamação.
No entanto, o pedido se tornou uma conversa com desabafo dos envolvidos e tomou mais tempo do que o previsto. Além disso, também não surtiu efeito, já que foram mais cartões aplicados na etapa final.
Gols de Athletico 0 x 1 Corinthians
Tabelas e próximos jogos
Com o resultado, o Athletico fica estacionado com seis pontos e ocupa a sexta colocação. O time comandado por Odair Hellmann se prepara agora para enfrentar o Londrina, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Paranaense. O duelo acontece neste domingo (22), às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Já o Corinthians chega aos mesmos seis pontos, ultrapassa o Furacão e aparece em quinto lugar da classificação da Série A. A equipe de Dorival Júnior vai enfrentar o jogo único contra a Portuguesa, pelas quartas de final do Paulistão, no domingo (22), às 20h30, no Canindé.
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F02%2Fjulimar-athletico-corinthians.jpg)
Pelo Brasileirão, o Athletico vai visitar o Bragantino na próxima quarta-feira (25), às 19h, no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. No mesmo dia, só que às 20h, o Corinthians visita o Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte.
Ficha Técnica
Athletico 0 x 1 Corinthians
Campeonato Brasileiro – 2ª rodada
Athletico: Santos; Gastón Benavídez, Carlos Terán, Arthur Dias e Lucas Esquivel (Léo Dérik); Luiz Gustavo, Juan Portilla (Chiqueti) e Bruno Zapelli (Dudu Kogitski); Steven Mendoza (João Cruz), Julimar (Bruninho) e Kevin Viveros. Técnico: Odair Hellmann.
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, Gabriel Paulista, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Charles (Allan), Raniele, Matheus Pereira (André Ramalho) e Rodrigo Garro (Gui Negão); Vitinho (André) e Memphis Depay. Técnico: Dorival Júnior.
🗓️ Data e horário: quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026, às 19h30.
📍 Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR).
🔎 Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE).
🚩 Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Schumacher Marques Gomes (PB).
🖥️ VAR: Wagner Reway (SC).
⚽ Gols: Garro (19/1º).
🟨 Cartões Amarelos: Kevin Viveros, Santos, João Cruz (CAP); Matheuzinho, Matheus Bidu, Gabriel Paulista, Hugo Souza (COR).
🟥 Cartões Vermelhos: Nenhum.
🏟️ Público: 16.804 pessoas
💸 Renda: R$ 1.137.055,00.









