sábado , 13 julho, 2024
Lar Política Ricardo Nunes ouve críticas por escolha do coronel Mello Araújo como vice em evento
Política

Ricardo Nunes ouve críticas por escolha do coronel Mello Araújo como vice em evento

4
ricardo-nunes-ouve-criticas-por-escolha-do-coronel-mello-araujo-como-vice-em-evento

Ex-comandante da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Mello Araújo foi indicado ao posto de vice de Nunes pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP

Tarcísio de Freitas e Ricardo Nunes

O caso ocorreu neste sábado (22) na primeira agenda pública de Nunes após o anúncio do vice feito por Tarcísio (à esquerda) ontem

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) ouviu críticas pela escolha do coronel da reserva Ricardo de Mello Araújo (PL) como seu vice na campanha de reeleição à Prefeitura de São Paulo neste sábado (22), um dia após a confirmação do militar na chapa do emedebista. Durante evento de inauguração de um campo de futebol, o líder comunitário Guilherme Corrêa repreendeu a indicação do coronel Mello Araújo ao posto de vice. “Nós que somos favela não aceitamos mais armas na comunidade. A gente quer livros, Bíblia, pessoas com o olhar social. Favela é tudo menos arma. Favela não tem vagabundo”, afirmou.

A declaração de Corrêa foi feita no palco montado para o evento da Prefeitura. Nunes acompanhou as críticas ao lado do líder comunitário. O caso ocorreu na primeira agenda pública de Nunes após o anúncio do vice. Ex-comandante da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Mello Araújo foi indicado ao posto de vice de Nunes pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Inicialmente, o entorno do prefeito demonstrou resistência ao nome do ex-Rota, mas acabou cedendo diante do risco de perder o apoio de Bolsonaro, especialmente com a entrada do coach Pablo Marçal (PRTB) na disputa.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Bolsonarista, Mello Araújo ecoa o discurso do ex-presidente com ataques ao Judiciário e defesa da pauta conservadora de costumes Ele foi diretor da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) durante o governo Bolsonaro. A ideia da campanha de Nunes é destacar a gestão de Mello Araújo na Ceagesp, o apresentando como um técnico, e não um político, e o envolvendo na formulação do plano de governo na área de segurança pública. Embora a segurança pública seja responsabilidade do governo estadual, ela tem se mostrado uma prioridade para os eleitores paulistanos nas pesquisas eleitorais mais recentes.

A gestão de Mello Araújo na Ceagesp foi marcada pela militarização da empresa pública e por confrontos com o Sindicato dos Empregados em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo (Sindbast). O ex-comandante da Rota preencheu a maioria dos cargos comissionados com policiais militares aposentados e instalou um clube de tiro na sede da companhia, na Vila Leopoldina, zona oeste da capital.

Mello Araújo tentou expulsar o Sindbast da Ceagesp, mas foi impedido pela Justiça. A direção da entidade acusa o coronel de invadir o sindicato com seguranças armados após a decisão judicial. Em nota divulgada na época, o Sindbast afirmou que os funcionários e diretores da entidade foram intimidados pelos homens armados que acompanhavam Mello Araújo.

Em 2017, o então comandante da Rota, Mello Araújo, fez uma declaração polêmica em entrevista ao Uol. Na ocasião, ele afirmou que os PMs que atuam na região nobre e na periferia de São Paulo adotam formas diferentes de abordagem. À época, o Comando Geral da Polícia Militar defendeu o então tenente-coronel, afirmando que a declaração foi retirada de contexto.

Publicado por Carolina Ferreira

*Com informações do Estadão Conteúdo

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Sem a presença de Wladimir, prefeitáveis avaliam segunda rodada de evento na ACIC

12/07/2024 às 18h44min – Atualizada em 12/07/2024 às 18h44min Os pré-canditados a...

​Entidades de Classe recebem pré-candidatos a prefeito de Campos

08/07/2024 às 10h14min – Atualizada em 08/07/2024 às 10h14min – Redação Ascom...

Vereador Beto Abençoado foi o entrevistado desta quinta (04), no Jornal A Voz de Campos

05/07/2024 às 14h21min – Atualizada em 05/07/2024 às 14h21min Beto falou sobre...

Vinícius Madureira lança pré-candidatura a vereador ao lado do Prefeito Wladimir

03/07/2024 às 17h52min – Atualizada em 03/07/2024 às 17h52min – Redação Vinícius...