26/03/2025 15h21 – Atualizado há 9 horas
O advogado José Francisco Abud, responsável por ataques racistas contra a juíza Helenice Rangel, da 3ª Vara Cível de Campos, foi internado no Hospital Ferreira Machado nesta quarta-feira (26), devido a uma intoxicação por veneno.
Segundo informações do HFM, ele deu entrada com um quadro de intoxicação exógena. Até o momento da publicação desta reportagem, Abud permanecia estável na Unidade Intermediária (UI) do pronto-socorro.
Relembre o caso
A juíza Helenice Rangel, da 3ª Vara Cível de Campos dos Goytacazes, foi alvo de racismo em uma petição encaminhada pelo advogado José Francisco Abud em um processo em que atua. O advogado já é investigado internamente pela Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro.
Abud escreveu trechos como “magistrada afrodescendente com resquícios de senzala e recalque ou memória celular dos açoites”.
Em outra parte da petição, o advogado cita ainda “decisões prevaricadoras proferidas por bonecas admoestadas das filhas das Sinhás das casas de engenho”.
A Corregedoria da Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil decidiu pedir a exclusão dos quadros da OAB-RJ.
Deixe um comentário