Radio Aurora
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • Sobre Nós
  • Notícias
    • Geral
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Saúde
  • Contato
  • HOME
  • Sobre Nós
  • Notícias
    • Geral
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Saúde
  • Contato
Radio Aurora
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Radio Aurora
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Política
Alesp exonera assessor citado em investigação em São Bernardo do Campo

Alesp exonera assessor citado em investigação em São Bernardo do Campo

Redação by Redação
15 de agosto de 2025
in Política
0
Share on FacebookShare on Twitter

Logo Agência Brasil

O assessor parlamentar Roque Araújo Neto, alvo de busca e apreensão durante a operação da Polícia Federal (PF) para desmantelar um suposto esquema de corrupção na prefeitura de São Bernardo do Campo, foi exonerado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta sexta-feira (15).

Neto era assessor no gabinete da deputada Carla Morando (PSDB) com salário de R$ 8,2 mil. A deputada é esposa do ex-prefeito de São Bernardo do Campo Orlando Morando, atual secretário de Segurança Urbana da capital paulista.

Notícias relacionadas:

  • Prefeito de São Bernardo do Campo (SP) é afastado após operação da PF.

O assessor é citado no relatório da PF como um dos nomes que teria recebido a quantia de R$ 390 mil do operador do esquema, Paulo Iran Paulino Costa, que também tinha um cargo de assessor do gabinete do deputado estadual Rodrigo Moraes (PL). Ele é apontado como a pessoa que distribuía o dinheiro entre os agentes públicos e políticos.

Por meio de nota, a deputada disse que foi surpreendida pelas notícias sobre São Bernardo do Campo e pelo vínculo de Neto nas investigações. 

“Assim que tomei conhecimento dos fatos, determinei a exoneração imediata do servidor, que exercia apenas funções de apoio junto à comunidade, sem qualquer atribuição administrativa no gabinete. Confio na apuração da Justiça e, caso seja comprovado o envolvimento, que o responsável seja punido com o rigor da lei”, disse a parlamentar.

O esquema de corrupção e lavagem de dinheiro descoberto pela Polícia Federal em São Bernardo do Campo aponta o possível envolvimento do prefeito Marcelo Lima (Podemos), que foi afastado do cargo por 1 ano após a operação deflagrada nesta quinta-feira (14). 

A Justiça determinou o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de ele sair de casa à noite e nos finais de semanas, além de ter contato com os demais investigados. 

Dois empresários e um servidor da prefeitura também foram presos.

A investigação começou após a polícia encontrar no mês passado cerca de R$ 14 milhões (considerando uma parte em dólar) com um servidor apontado como o operador financeiro do prefeito. Segundo a PF, há indícios de corrupção e pagamento de propina em contratos com empresas nas áreas de obras, saúde e manutenção. 

Cerca de R$ 1,9 milhão em dinheiro vivo foi apreendido com alvos diferentes, mas o trabalho de contagem ainda está em andamento.

Com o afastamento de Lima, quem assume a prefeitura é a vice-prefeita Jéssica Cormick (Avante). Ela tem 38 anos e é sargento da Polícia Militar de São Paulo desde 2005. Ela se afastou da corporação no ano passado, ao ser convidada pelo então deputado federal e candidato Marcelo Lima para ser vice em sua chapa.

CompartilharTweetEnviar
Anterior Post

Polícia Civil e CCZ encontram cachorro morto após denúncia de maus-tratos a animais em Campos

Proximo Post

Morre no HFM mais uma vítima de grave acidente na RJ-158 em São Fidélis

Redação

Redação

RelacionadaPostagens

Marinho pede solução do Supremo contra uso irregular do MEI
Política

Marinho pede solução do Supremo contra uso irregular do MEI

24 de junho de 2026
Não houve intuito de descumprir a lei, diz Bolsonaro sobre arma
Política

Não houve intuito de descumprir a lei, diz Bolsonaro sobre arma

24 de junho de 2026
Lula entrega aparelhos de radioterapia em São Paulo
Política

Lula entrega aparelhos de radioterapia em São Paulo

23 de junho de 2026
Lula cria plataforma para coibir roubos de celulares e vendas ilegais
Política

Lula cria plataforma para coibir roubos de celulares e vendas ilegais

23 de junho de 2026
Governo inaugura primeira etapa da rodovia na Serra das Araras, no Rio
Política

Governo inaugura primeira etapa da rodovia na Serra das Araras, no Rio

23 de junho de 2026
Governo enviará PL à Câmara, nesta semana, para aumentar limite do MEI
Política

Governo enviará PL à Câmara, nesta semana, para aumentar limite do MEI

23 de junho de 2026
Congresso tem agenda esvaziada com São João e Copa
Política

Congresso tem agenda esvaziada com São João e Copa

22 de junho de 2026
Alcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
Política

Alcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado

22 de junho de 2026
Proximo Post
Morre no HFM mais uma vítima de grave acidente na RJ-158 em São Fidélis

Morre no HFM mais uma vítima de grave acidente na RJ-158 em São Fidélis

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Radio Aurora

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Contato

Radio Aurora © by Rede Aurora de Comunicação

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • Sobre Nós
  • Notícias
    • Geral
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Saúde
  • Contato

Radio Aurora © by Rede Aurora de Comunicação

imunify-bot-check