26/12/2024 às 10h29min – Atualizada em 26/12/2024 às 10h29min
Câmeras nos semáforos irão aplicar multas em Campos
– Redação
As câmeras instaladas nos semáforos de Campos dos Goytacazes começarão a emitir multas a partir de janeiro de 2025. Inicialmente, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) havia negado a informação, classificando-a como fake news, mas agora oficializou a medida.
As imagens serão capturadas em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), em pleno funcionamento no Partage Shopping, no Parque Rodoviário. Retorno proibido, avanço do sinal vermelho, velocidade acima do permitido, estacionamentos em locais proibidos entre outras infrações passarão a ser fiscalizadas e passíveis de multa
De acordo com o presidente do IMTT, Nelson Godá, esta fiscalização ocorrerá em conformidade com a Resolução do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), de número 909, de 28 de março de 2022, que regulamenta a aplicação desta tecnologia para garantir maior segurança e eficácia na gestão do trânsito.
“Atualmente, as câmeras, cujas imagens são capturadas e arquivadas pelo CCO, já flagram várias irregularidades cometidas no trânsito, como avanço do sinal vermelho e velocidade acima do permitido, que são infrações passíveis de multas. Porém, na prática, a partir de janeiro, o agente de trânsito da Guarda Civil Municipal já poderá autuar veículos por videomonitoramento, somente em vias sinalizadas e homologadas para dispor tal recurso de fiscalização”, explicou Godá.
Apesar de ser apresentada como uma medida para melhorar a segurança no trânsito, há indícios de que essa ação possa estar mais voltada para a criação de uma “indústria da multa”, com o objetivo de aumentar a arrecadação municipal às custas dos cidadãos.
Deixe um comentário