quarta-feira , 30 abril, 2025
Lar Geral Cheia do Rio Purus, no sul do Amazonas, transforma espaços da escola em comunidade indígena
Geral

Cheia do Rio Purus, no sul do Amazonas, transforma espaços da escola em comunidade indígena

9
cheia-do-rio-purus,-no-sul-do-amazonas,-transforma-espacos-da-escola-em-comunidade-indigena

Cheia do Rio Purus, no sul do Amazonas, transforma espaços da escola em comunidade indígena

IEE / Divulgação

O período é de cheia do Rio Purus, em Lábrea, no sul do Amazonas, a 700 quilômetros da capital, Manaus. A comunidade indígena Santa Rita, habitada pelo povo Paumari e atendida pelo Projeto Núcleos Lábrea, do Instituto Esporte e Educação (IEE), fica alagada. E as crianças têm seus espaços de jogos e brincadeiras restritos aos tablados de madeira de suas casas e da escola. Não há área seca para brincarem, já que tudo é inundado pelo rio.

Os ciclos de cheia e vazante fazem parte da vida das comunidades indígenas e ribeirinhas de Lábrea. Educadores e educadoras do projeto do IEE sabem disso e organizam as atividades voltadas para essa realidade, garantindo que crianças e jovens nunca parem de brincar, aprender e se desenvolver com o esporte. São 24 alunos beneficiados, com idade entre 5 e 16 anos.

Santa Rita está localizada na margem direita do Rio Purus. Para o período de cheia, o educador Arão Paumari, juntamente com o subcoordenador Judilson Lima, transformou o pequeno tablado de madeira da escola em quadra flutuante, onde as crianças e jovens da comunidade fazem suas atividades.

Escola construída em estrutura elevada – Todas as casas, inclusive a escola, são construídas em madeira e elevadas sobre estruturas chamadas barrotes. Nessa época, a locomoção é feita exclusivamente por canoa. Um período em que as atividades das famílias ficam limitadas.

Mas, as ações do Projeto Núcleos Lábrea têm garantido lazer e aprendizado para os alunos, com uma atuação comprometida e alinhada com as necessidades das crianças e jovens, assim como da comunidade

Na escola de tablado flutuante são realizadas práticas como vôlei adaptado, cabo de guerra, cantigas de roda, corridas e brincadeiras tradicionais do povo Paumari. As crianças e jovens demonstram entusiasmo, alegria e satisfação com as diferentes atividades.

“O professor Arão, por conhecer profundamente a realidade local, adapta todas as atividades esportivas às condições disponíveis. Assim, o impacto do projeto tem sido extremamente positivo para toda a comunidade. Ele oferece novas possibilidades de interação durante o período da cheia”, destaca Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.

O Projeto Núcleos Lábrea conta com os seguintes parceiros: Itaú, Verde Asset Management, BIC Amazonia, Bank Of America, Grupo SEMP, Localiza&CO e Instituto Localiza via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal e NIKE.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.548).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
[email protected]

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Praça do Santíssimo Salvador recebe a 2ª Feira de Oportunidades nesta quarta-feira

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Qualificação e...

Conta de luz vai ficar mais cara em maio

– Redação 29/04/2025 10h16 – Atualizado há 11 horas A Agência Nacional...

O Apagão que Atinge a Europa: Reflexões sobre A Fragilidade das Infraestruturas Críticas

Advogado, licenciado em Portugal, analisa o caso CLáUDIA MOURA 28/04/2025 12h32 –...