– Redação
23/07/2025 12h59 – Atualizado há 1 dia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes apresentou seu relatório final nesta quarta-feira (23), em coletiva de imprensa, apontando grave negligência e ineficiência por parte da Enel na prestação do serviço de energia elétrica no município.
O documento denuncia quedas constantes de energia, falta de transparência, ausência de atendimento presencial eficaz e prejuízos econômicos a condomínios e ceramistas, os setores mais afetados. A comissão concluiu que a Enel atua com desprezo à população e desrespeito aos direitos do consumidor.
O relatório, assinado pelo presidente da Comissão Nildo Cardoso, o vice Dudu Azevedo, o relator Kassiano Tavares e os membros Thamires Rangel e Cabo Alonsimar, recomendou encaminhamento dos autos ao Ministério Público, à Aneel, ao Procon e à Câmara dos Deputados; adoção de medidas administrativas e ações civis contra a Enel; além de melhorias estruturais urgentes, como substituição de postes e cabos, poda de árvores e abertura de um escritório central da empresa em Campos.
Também foi determinada a construção imediata de novas subestações, além da instalação de medidores acessíveis e com laudo do Inmetro. A Câmara vai fiscalizar o cumprimento das medidas.
A conclusão da CPI marca um capítulo importante na relação entre o município de Campos e a Enel. Com uma série de recomendações, cobranças e denúncias formalizadas, a expectativa é de que os órgãos competentes adotem providências concretas para corrigir as falhas e restabelecer um fornecimento de energia elétrica digno para a população.
A matéria segue agora para acompanhamento do Ministério Público e demais autoridades envolvidas. A população e os setores econômicos mais afetados aguardam respostas rápidas — e eficazes.
O presidente da Comissão, vereador Nildo Cardoso, deixará o mandato para assumir a presidência do Ceascam (Centro de Abastecimento e Polo Agroalimentar), mas garantiu que voltará sempre que o tema for Enel.








