sexta-feira , 13 junho, 2025
eleicoes-2024:-carla-caputi-amplia-lideranca-para-82%-em-sao-joao-da-barra
Lar Geral Eleições 2024: Carla Caputi amplia liderança para 82% em São João da Barra
Geral

Eleições 2024: Carla Caputi amplia liderança para 82% em São João da Barra

148

O cenário eleitoral em São João da Barra aponta para uma reeleição tranquila e com marca histórica, de acordo com a pesquisa do instituto Factum. Candidata à reeleição, a prefeita Carla Caputi (União) aparece com 81,9% na sondagem estimulada — quando o nome dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Ela ampliou para 72,7% a vantagem sobre o único nome da oposição na corrida à Prefeitura sanjoanense, Danilo Barreto (Novo), que tem 9,2%. O levantamento também aponta que a gestão da prefeita é aprovada por 90% dos sanjoanenses, além de demostrar uma queda considerável no número de eleitores indecisos.  

Esta é a primeira pesquisa divulgada após o início da campanha eleitoral em SJB. No entanto, a Factum já havia feito um levantamento em junho. Na comparação dos votos estimulados, Carla passou de 71,1% para 81,9% — um crescimento superior a 10%. Danilo também registrou crescimento, mas menos expressivo. O candidato de oposição saltou de 5,8% para 9,2%.

Brancos e nulos caíram de 6% para 4%, enquanto os indecisos, de 12,9% para 3,7%. Os que não sabem ou não responderam caíram de 4,2% para 1%.

Dados do levantamento — Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a inscrição RJ-06382/2024, a pesquisa da Factum ouviu 381 eleitores sanjoanenses na quinta (05) e sexta (06) da última semana. A margem de erro é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.

Na espontânea, indecisos caem de 46,2% para 17,6%
A chamada cristalização dos votos também é apontada pela pesquisa, no levantamento espontâneo, quando o entrevistador aborda o eleitor sem apresentar os nomes dos candidatos. Os números mostram, ainda, uma redução significativa do eleitor indeciso.

Na sondagem espontânea, Carla Caputi passou de 40,15%, em junho, para 69%. Já Danilo Barreto, de 3,4% para 8,2%. Brancos e nulos caíram de 6% para 4%, enquanto os indecisos registraram redução significativa: de 46,2% para 17,6%.

Danilo registra maior rejeição
O candidato de oposição Danilo Barreto registra a maior rejeição na sondagem. Ele passou de 19,4% em junho, quando também foi o candidato que registrou o maior índice negativo, para 27,3% na atual pesquisa. Carla Caputi passou de 1,8% para 5,3%.

Na corrida eleitoral sanjoanense, porém, a maioria do eleitorado não sabe ou não respondeu sobre em qual candidato não votaria de jeito nenhum. Essa foi a opção de 67,4% dos entrevistados.

Aprovação de governo chega a 90%
Além de ampliar a vantagem na corrida eleitoral, Carla Caputi também registrou avaliação de governo mais alta. Quando o questionamento era se o entrevistado aprovava ou desaprovava o governo, a aprovação em setembro chegou a 90%. É superior aos 86,9% registrados em junho — marca já bastante positiva para uma prefeita que disputa a reeleição. A desaprovação se manteve em 9%. Desta vez, apenas 1% não soube ou não respondeu.

A avaliação de governo também é positiva. De acordo com a pesquisa, o governo é ótimo para 37% da população, bom para 41% e regular para 15%. Já nos índices negativos, o governo é ruim para 3,9% e péssimo para 2,1%. Novamente, 1% não soube ou não quis responder.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Acidente envolvendo quatro carros deixa dois feridos em área central de Campos

Um acidente envolvendo quatro veículos deixou duas pessoas feridas na tarde desta...

Conforme antecipado pelo Manchete RJ, Tânia Alberto reassume Secretaria de Educação de Campos

A nomeação de Tânia Alberto como nova secretária de Educação foi publicada...

Mais de 20 motos são rebocadas durante operação da Guarda Municipal em Campos

A Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública,...