Radio Aurora
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • Sobre Nós
  • Notícias
    • Geral
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Saúde
  • Contato
  • HOME
  • Sobre Nós
  • Notícias
    • Geral
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Saúde
  • Contato
Radio Aurora
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Radio Aurora
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Política
Em conferência, Lula diz que autoritarismo teme as mulheres

Em conferência, Lula diz que autoritarismo teme as mulheres

Redação by Redação
29 de setembro de 2025
in Política
0
Share on FacebookShare on Twitter

Logo Agência Brasil

A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) teve início na manhã desta segunda-feira (29) em Brasília, com o tema Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas.

Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou medidas adotadas desde 2003, no primeiro mandato do petista, como a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, vinculada diretamente à Presidência da República, até as mais recentes, como a aprovação da Lei da Igualdade Salarial, e a criação do programa de Dignidade Menstrual.

Notícias relacionadas:

  • Lula abre conferência e sanciona ampliação da licença-maternidade.
  • Brasil cria mais de 147 mil empregos com carteira assinada em agosto.

O presidente Lula também relembrou com pesar da aprovação pelo Congresso Nacional do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, como tentativa de calar as mulheres.

“As mulheres sofreram um duro retrocesso. O golpe contra a presidenta Dilma Rousseff serviu não apenas para derrubar a primeira mulher a governar esse país. Foi também a tentativa de calar milhões de vozes femininas, porque o autoritarismo não apenas odeia. Ele teme as mulheres.”

A ministra das Mulheres, Marcia Lopes, lembrou que desde a edição da anterior da CNPM, de 2016, até os dias atuais, o país passou por momentos de retrocesso. “Desde a última conferência, em 2016, enfrentamos anos de retrocessos, mas resistimos. E dessa resistência brotou ainda mais força trazendo-nos até a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres: um espaço de reencontro, de reconstrução e afirmação de que nada pode deter a presença organizada das mulheres.”
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Brasil soberano

Em pronunciamento por videoconferência, Dilma Rousseff, que atualmente é presidente reeleita do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco do Brics, lembrou que a abertura da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres foi seu último compromisso oficial, antes de ter que deixar o comando do Brasil, em maio de 2016.

“Este reencontro, quase dez anos depois, tem uma força ainda maior porque superamos um período de retrocessos de violência política e de ataque às conquistas democráticas. Lembro que a abertura da quarta conferência foi meu último compromisso oficial antes do golpe profundamente injusto contra a nossa democracia, mas a história mostrou que resistir vale a pena”.

A ex-presidente ressaltou que a luta requer a participação plena das mulheres e valorizou a atuação delas. “As mulheres brasileiras, em sua diversidade, movem a economia, sustentam a democracia e garantem que as conquistas sociais cheguem a cada família. Reconhecer isso é afirmar que a igualdade de gênero é condição para que o Brasil seja justo, forte e verdadeiramente soberano.”

Como mensagem para as participantes conferência, Dilma desejou que mobilização trace diretrizes capazes de transformar a vida das mulheres brasileiras.

“Nenhuma violência é tolerável, nenhum direito pode ser retirado. Somente com políticas construídas de forma coletiva conseguimos enfrentar as desigualdades, o machismo, a misoginia, o racismo e todas as formas de opressão”, frisou Dilma Rousseff.

Movimentos sociais

Ao assinalar que a conferência é fruto de muitas lutas de muitas mulheres, a representante da Marcha das Mulheres Indígenas, JosyKaigang, também recordou que a  última marcha das mulheres ocorreu sob a liderança da primeira presidente da República mulher. 

Fato que também foi revisitado na fala da representante do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (CNDM), Iayalorixá Sandrali Bueno. Ela ressalta que a nova edição da conferencia é fruto de uma construção democrática possibilitada pela realização das conferências livres, regionais, estaduais e municipais, desde abril deste ano.

“Não chegamos aqui de repente. Carregamos o eco de assembleias lotadas, de rodas de conversas cheias de sabedoria, de plenárias onde a palavra circulava como benção, compromisso e responsabilidade”.

5ª CNPM

A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres será realizada em Brasília até quarta-feira (1º de outubro). Lideranças sociais e políticas debatem a construção coletiva de políticas públicas voltadas às mulheres. 

Saiba a programação completa do evento.

CompartilharTweetEnviar
Anterior Post

Lula abre conferência e sanciona ampliação da licença-maternidade

Proximo Post

Alckmin diz estar otimista com encontro anunciado entre Lula e Trump

Redação

Redação

RelacionadaPostagens

Lula entrega aparelhos de radioterapia em São Paulo
Política

Lula entrega aparelhos de radioterapia em São Paulo

23 de junho de 2026
Lula cria plataforma para coibir roubos de celulares e vendas ilegais
Política

Lula cria plataforma para coibir roubos de celulares e vendas ilegais

23 de junho de 2026
Governo inaugura primeira etapa da rodovia na Serra das Araras, no Rio
Política

Governo inaugura primeira etapa da rodovia na Serra das Araras, no Rio

23 de junho de 2026
Governo enviará PL à Câmara, nesta semana, para aumentar limite do MEI
Política

Governo enviará PL à Câmara, nesta semana, para aumentar limite do MEI

23 de junho de 2026
Congresso tem agenda esvaziada com São João e Copa
Política

Congresso tem agenda esvaziada com São João e Copa

22 de junho de 2026
Alcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
Política

Alcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado

22 de junho de 2026
TSE vai decidir sobre resultado de eleição suplementar em Roraima
Política

TSE vai decidir sobre resultado de eleição suplementar em Roraima

22 de junho de 2026
Roraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
Política

Roraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027

21 de junho de 2026
Proximo Post
Alckmin diz estar otimista com encontro anunciado entre Lula e Trump

Alckmin diz estar otimista com encontro anunciado entre Lula e Trump

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Radio Aurora

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Contato

Radio Aurora © by Rede Aurora de Comunicação

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • Sobre Nós
  • Notícias
    • Geral
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Saúde
  • Contato

Radio Aurora © by Rede Aurora de Comunicação

imunify-bot-check