quarta-feira , 30 abril, 2025
Lar Economia Especialista ensina como empreender e driblar a alta nos preços nesta Páscoa 
Economia

Especialista ensina como empreender e driblar a alta nos preços nesta Páscoa 

6
especialista-ensina-como-empreender-e-driblar-a-alta-nos-precos-nesta-pascoa 

Especialista ensina como empreender e driblar a alta nos preços nesta Páscoa 

Divulgação/Unisa

Empreender em datas sazonais, especialmente no setor gastronômico, pode ser uma excelente oportunidade para aumentar a renda. No entanto, é necessário ficar atento a desafios, como a alta nos preços dos produtos típicos e a concorrência acirrada. O caminho para obter sucesso em períodos sazonais está no planejamento antecipado. 

“No ramo da gastronomia, o planejamento antecipado é essencial para o sucesso de qualquer negócio, seja um restaurante, padaria, serviço de catering ou empreendimento de delivery. Um planejamento estratégico garante eficiência, otimiza recursos e maximiza os lucros”, esclarece o coordenador do curso de Gastronomia da Universidade Santo Amaro (Unisa), Pedro Gustavo Sponton Campana Inojosa. 

Para garantir o sucesso do seu empreendimento gastronômico em datas sazonais, é fundamental elaborar um calendário sazonal detalhado, identificando as datas comemorativas relevantes, como Páscoa, Dia das Mães, Festas Juninas, Natal e Ano Novo. Em seguida, crie um cardápio temático especial para cada data, com pratos e bebidas que remetam à celebração, despertando o interesse dos clientes. 

A compra estratégica dos ingredientes é crucial. Antecipe-se para evitar a alta nos preços, que geralmente ocorre próximo às datas comemorativas, e garanta a disponibilidade dos produtos necessários para atender à demanda. Planeje a logística de produção e entrega com cuidado, otimizando os processos para atender ao aumento da demanda e garantir a satisfação dos clientes. 

A compra antecipada torna-se estratégica para driblar a alta nos preços de produtos típicos nesta época do ano. Para isso, Gustavo orienta a priorizar fornecedores locais, que oferecem produtos frescos e de qualidade, além de reduzirem os custos com transporte. “Utilize produtos da estação, que são mais baratos e saborosos, aproveitando o melhor que cada época do ano tem a oferecer”, recomenda o especialista. 

A criatividade também é uma forte aliada na hora de criar pratos saborosos e diferenciados com ingredientes mais acessíveis. “Surpreenda seus clientes com combinações inovadoras e irresistíveis. Além disso, evite o desperdício reaproveitando ingredientes e criando pratos com as sobras. Essa prática não só reduz custos, mas também demonstra responsabilidade e sustentabilidade”, orienta o professor. 

No competitivo mercado da gastronomia, a adoção de estratégias de vendas eficazes é crucial para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer negócio. Elas não apenas impulsionam o faturamento, mas também desempenham um papel fundamental na construção de uma marca forte, na fidelização de clientes e na otimização da experiência gastronômica. “O sucesso no empreendedorismo sazonal exige planejamento, criatividade, flexibilidade e conhecimento. Estude a fundo a área, pratique e dedique-se ao negócio. Dessa forma, estará preparado para aproveitar ao máximo as oportunidades e conquistar seus clientes”, conclui Pedro Gustavo. 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GENINHA APARECIDA MORAES ROCHA
[email protected]

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Como proteger os seus sonhos durante uma crise econômica

Como o crédito com garantia de imóvel oferece uma solução estratégica para...

Do Farol ao Feed: A Transformação da Panfletagem no Século XXI

Canva Em 2025, a panfletagem, tradicional ferramenta de marketing, passa por uma...

Limpeza Pós-Obra Impulsiona Economia: Setor Registra Crescimento de 8,5% em 2024

Limpeza Pós-Obra Impulsiona Economia: Setor Registra Crescimento de 8,5% em 2024 Terceirização...

Grafeno patrocina Rota AmFi e reforça protagonismo da tokenização na modernização do mercado de capitais

Evento itinerante discute o futuro do setor com foco em inovação, tecnologia...