domingo , 14 julho, 2024
Lar Educação IFF e Reserva Caruara firmam parceria para oferta de formação qualificada, educação e pesquisa científica
Educação

IFF e Reserva Caruara firmam parceria para oferta de formação qualificada, educação e pesquisa científica

6
iff-e-reserva-caruara-firmam-parceria-para-oferta-de-formacao-qualificada,-educacao-e-pesquisa-cientifica

Fotos: Divulgação IFF

O Instituto Federal Fluminense, por meio do Campus Avançado São João da Barra, e a Reserva Caruara, do Porto do Açu, assinaram um acordo de cooperação técnica para, dentre outras ações de educação e pesquisa, lançar um novo curso para capacitar profissionais de turismo para atuarem em unidades de conservação, com conhecimentos sobre o território e o meio ambiente.

 Atualmente, existem seis Unidades de Conservação de Proteção Integral e de Uso Sustentável entre os municípios de São João da Barra e a porção costeira de Campos dos Goytacazes. Juntas, elas somam cerca de 15 mil hectares de território protegido. Parceiro da Reserva Caruara e atento às demandas locais, o IFF São João da Barra sugeriu a oferta do curso, que teve todo o projeto pedagógico construído em conjunto com a Caruara. 

 “A parceria com a Reserva Caruara é uma iniciativa de Extensão que reforça o compromisso do IFF com o desenvolvimento sustentável e a valorização das regiões em que atuamos”, destaca o diretor de Pesquisa e Extensão do campus, Allysson Tavares. “Buscamos formar profissionais capacitados e conscientes da importância da preservação ambiental e do desenvolvimento socioeconômico sustentável e, com esta ação conjunta, será possível promover a educação ambiental e conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação da biodiversidade da restinga”, complementa. 

 “Desde que foi criada, há dez anos, a Reserva Caruara é objeto de estudo de diferentes grupos de pesquisa, para além do nosso entorno. Cientes da contribuição que podemos oferecer para a comunidade acadêmica, ampliamos com esta parceria nossa atuação na área de educação para qualificar os profissionais que atuam no território e trocar conhecimento através do nosso time dedicado às atividades da Reserva. A parceria com o IFF ainda consolida a Caruara como um polo de capacitação e formação profissional, com foco nos temas de educação ambiental, pesquisa científica e turismo sustentável”, pontua Caio Cunha, gerente de Relações Portuárias e Reserva Caruara. 

 Com oferta de 30 vagas na primeira turma, a previsão é de que o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental tramite no Conselho do Campus para aprovação em abril e inicie as aulas ainda nesse mês ou em maio de 2023. Serão aulas teóricas, visitas técnicas e aulas de campo.

 Na sede do campus do IFF serão ministradas, pelos profissionais do Instituto, disciplinas básicas, como aulas sobre história da região, geografia aplicada, sociologia, arte e cultura (patrimônio) e educação ambiental; já na sede da Reserva, os participantes do curso irão aprender na prática, com os profissionais da Caruara, primeiros socorros, condutor de turismo, como elaborar trilhas, legislação ambiental, entre outros aspectos.      

 “Uma das principais características dos Institutos Federais é a integração com o seu território, que vai muito além do próprio campus. Nesse sentido, este projeto com a Reserva Caruara tem como pilares a educação ambiental, fortalecimento do turismo local e, especialmente, conhecimento do nosso território. Por meio de parcerias como esta, conseguimos potencializar nossas ações e levar a educação profissional e tecnológica a públicos cada vez mais diversos”, afirma o diretor-geral do IFF São João da Barra, professor Paulo Vidal. 

 O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, destaca que a parceria mostra a riqueza da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). “A riqueza que é a territorialidade da EPT e, também, a capacidade que as nossas instituições têm de, articuladas com os atores sociais, pensar a melhor qualificação que potencialize aquele espaço na perspectiva cultural, social e produtiva”, ressalta. “Estar ao lado do Porto do Açu na formação de condutores de turismo, tendo a Caruara como espaço de aprendizado prático, mostra este potencial de interiorização da cidadania que é formar pessoas para que tenham acesso à renda e ao trabalho, de maneira qualificada, fortalecendo o território e a nossa sociedade”. 

Sobre a Reserva Caruara

 A Reserva Caruara, localizada em Iquipari, São João da Barra-RJ, é uma Unidade de Conservação do tipo RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) criada de forma voluntária em 2012 pela Porto do Açu Operações, com a missão de proteger, restaurar e promover a biodiversidade do maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil, por meio de ações e serviços que gerem conhecimento científico, educação e benefícios ambientais, sociais e econômicos. Em 2022 a sede da Reserva Caruara foi inaugurada com o objetivo de potencializar o Turismo Sustentável, os Serviços Ambientais e a Educação e Pesquisa Científica.

 São 40 km² de área protegida – equivale a mais de 5 mil campos de futebol; mais de 1,3 milhão de mudas plantadas; 573 espécies de fauna catalogadas; 307 espécies de flora catalogadas; cerca de 50 trabalhadores fixos dedicados ao processo de restauração e de conservação das tartarugas marinhas na região, com 100% de mão de obra local.

Fotos:

1 – Assinatura ocorreu na sede da Reserva, em Iquipari/SJB. Da esquerda para a direita: Caio Cunha, gerente de relações portuárias e Reserva Caruara; Jefferson Manhães, reitor do IFF; Paulo Vidal, diretor do IFF SJB; Priscila Pessanha, coord. de Relacionamento com a Comunidade da Caruara; Daniel Nascimento, gestor e responsável Técnico da Reserva (Foto: Leonardo Berenger)

2 – Reserva fica em Iquipari, São João da Barra-RJ (Foto: Leonardo Berenger);

3 – Ações visam conhecimento científico e educação ambiental (Foto: Leonardo Berenger);

4 – Representantes do IFF, Porto do Açu e Reserva Caruara celebram a parceria (Foto: Leonardo Berenger).

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Campos: Projeto em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna; inscrição aberta

27/08/2022 às 10h25min – Atualizada em 27/08/2022 às 10h25min As escolas podem...

Estudantes da rede municipal recebem Projeto Enel Compartilha Energia na Escola

23/08/2022 às 10h53min – Atualizada em 23/08/2022 às 10h53min Projeto Enel Compartilha...

Extensão universitária em debate na XIV Mostra de Extensão UENF/UFF/IFF

Como parte da programação da XIV Mostra de Extensão UENF/UFF/IFF e VI...

​Renovação de matrícula na rede municipal de São João da Barra começa nesta segunda-feira

17/10/2022 às 12h44min – Atualizada em 17/10/2022 às 12h44min Prazo vai até...