sexta-feira , 13 junho, 2025
imigracao-e-nacionalidade-em-xeque:-europa-endurece-regras-e-eleicoes-portuguesas-podem-acelerar-mudancas
Lar Internacional Imigração e Nacionalidade em Xeque: Europa endurece regras e eleições portuguesas podem acelerar mudanças
Internacional

Imigração e Nacionalidade em Xeque: Europa endurece regras e eleições portuguesas podem acelerar mudanças

21

Imigração e Nacionalidade em Xeque: Europa endurece regras e eleições portuguesas podem acelerar mudanças

CM PRESS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA – banco de imagens

 Às vésperas das eleições legislativas em Portugal, cresce em toda a Europa um movimento legislativo de endurecimento das regras de imigração e nacionalidade. Após as recentes reformas aprovadas na Itália e os anúncios de restrições no Reino Unido, Portugal passa a discutir internamente mudanças significativas, como o aumento do tempo mínimo de residência legal para aquisição da nacionalidade portuguesa.

Atualmente, a Lei da Nacionalidade portuguesa permite o pedido após cinco anos de residência legal contínua. No entanto, há um ambiente político e legislativo favorável à revisão desse prazo, com projetos em discussão na Assembleia da República que, se aprovados, poderão alterar profundamente o acesso à cidadania por milhares de imigrantes que já vivem legalmente no país.

Esse debate, embora legítimo do ponto de vista da soberania legislativa dos Estados, precisa ser conduzido com responsabilidade e segurança jurídica. A tendência europeia de restringir direitos adquiridos – como a nacionalidade por tempo de residência – levanta preocupações sobre o risco de transformar direitos hoje garantidos em meras expectativas, sujeitas à volatilidade de contextos políticos.

Segundo o Dr. Wilson Bicalho, advogado especializado em direito das migrações, residente e licenciado em Portugal, alerta: “A orientação que tenho dado aos nossos clientes é a de que quem já cumpriu os cinco anos de residência legal e deseja obter a nacionalidade portuguesa deve agir imediatamente. A demora pode implicar a submissão a novas exigências, caso a legislação seja alterada. A lei vigente assegura o direito; a lei futura pode não fazê-lo.”

A experiência recente de outros países serve como alerta. Na Itália, uma nova lei restringiu o acesso à cidadania por descendência e aumentou barreiras para a naturalização. No Reino Unido, as medidas pós-Brexit resultaram em maior rigidez nos controles de imigração e naturalização. Tudo isso alimenta um cenário onde o imigrante passa a ser enxergado com mais desconfiança, o que exige uma reação proativa e consciente por parte de quem deseja assegurar seus direitos.

Dr. Wilson Bicalho enfatiza: “Por isso, neste momento político decisivo para Portugal, é essencial que o debate sobre imigração e nacionalidade se dê com rigor técnico, empatia e clareza jurídica — sem populismos ou discursos que confundam a opinião pública. Imigração regular e contributiva é uma riqueza para qualquer nação. Mas para que o imigrante aceda a direitos, é imprescindível que esteja em conformidade com a lei — e que a exerça dentro do tempo legalmente previsto.”

Ele reforça: “Não se trata apenas de direito, mas de tempo. A oportunidade é agora”.

Quem é Wilson Bicalho:
Advogado e CEO da Bicalho Consultoria Legal em Portugal, Licenciado no Brasil e Portugal;
Sócio na Bicalho Consultoria Legal em Portugal;
Professor de Pós-Graduação em Direito Migratório;
Pós-graduado em Lisboa pela Autónoma Academy de Lisboa;
Sócio fundador das empresas portuguesas B2L Born to Link e RBA International.

Sobre a Bicalho:
A Bicalho Consultoria Legal é uma empresa com ampla experiência em processos migratórios para os Estados Unidos e Portugal, com escritórios no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Oferece soluções para empresas e empreendedores e profissionais liberais, que englobam assessoria jurídica, consultoria nas áreas empresarial, tributária e trabalhista, e planejamento patrimonial, auxiliando a internacionalizar negócios e carreiras. Conta com um corpo experiente e multidisciplinar de profissionais.

Mais informações disponíveis:
no site https://bicalho.com e nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/bicalhoconsultoria/@biccalhoconsultoria
@BicalhoConsultoriaLegal (YouTube) e Bicalho Consultoria Legal (Facebook).

Dr. Wilson Bicalho está disponível através da
ASSESSORIA DE IMPRENSA – CM PRESS Produções Artísticas
Cláudia Moura 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CLAUDIA ROSANA MOURA
[email protected]

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Hamas ameaça palestinos que aceitarem ajuda humanitária vinda de Israel

Grupo terrorista quer retomada do controle via agências da ONU ALINNE AGUIAR...

CAP LOGÍSTICA recebe habilitação da SIF 108 para os Estados Unidos

Empresa agora pode exportar cortes bovinos e suínos congelados para o país...

Cidades em Alta nos EUA: Onde Comprar Casa Vale a Pena e Ainda Cabe no Bolso

Divulgação A decisão entre comprar ou alugar uma casa nos Estados Unidos...

Socorro aos refugiados: Fraternidade sem Fronteiras se mobiliza para levar comida ao campo de refugiados de Dzaleka, na África

Fraternidade sem Fronteiras ———- Forwarded message ——— De: Laureane Schimidt  Date: ter., 27...