sexta-feira , 13 junho, 2025
​lula-passa-por-cirurgia-as-pressas-em-sao-paulo-apos-dores-de-cabeca
Lar Geral ​Lula passa por cirurgia às pressas em São Paulo após dores de cabeça
Geral

​Lula passa por cirurgia às pressas em São Paulo após dores de cabeça

76

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado às pressas, no fim da noite desta segunda-feira (9), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi submetido a um procedimento cirúrgico para drenagem de um hematoma após apresentar fortes dores de cabeça. O presidente está internado na UTI e “encontra-se bem”, informou o hospital.

De acordo com o último boletim médico emitido às 4h da manhã, a ressonância magnética de Lula mostrou “hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar” que o presidente sofreu no dia 19 de outubro.

O presidente está acordado e consciente. Ele é acompanhado pela equipe médica sob os cuidado do Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Angela Helena Germoglio.

O neurocirurgião Ricardo Oliveira explica como é a recuperação após uma cirurgia às pressas.

“Houve a presença de um coágulo intracraniano recorrente daquele acidente que ele teve em outubro. A recuperação depois de uma cirurgia dessas requer alguns cuidados, por isso a necessidade da UTI, no intuito de observação do paciente após o tratamento neurocirúrgico.”

Ainda segundo o neurocirurgião, a hemorragia intracraniana é uma condição bastante comum, principalmente em pessoas idosas, — como é o caso de Lula, que tem 79 anos.

“Geralmente o idoso tem maior fragilidade nos vasos. Muitas vezes um trauma de crânio relativamente leve pode ocasionar uma pequena ruptura de um desses vasinhos. O que acontece é que aos poucos esse sangramento vai formando uma cápsula, e dentro dele ocorrem pequenos sangramentos.”

Lula não teve sequela alguma, afirma equipe médica

Acidente doméstico em outubro
Em 19 de agosto, o petista caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, e bateu a região da nuca.

Ele precisou levar cinco pontos e passou por exames de imagem para averiguar se o ferimento representava algum risco de sequela.

Apesar do ferimento não ser grave, por precaução, o cardiologista Roberto Kalil Filho orientou Lula a não fazer viagens de longa duração.

O petista desistiu da viagem que faria à Rússia, para participar da Cúpula dos Brics, e não foi votar, em São Bernardo do Campo (SP). A presença dele em Cali, na Colômbia, para a COP da Biodiversidade também foi cancelada.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Acidente envolvendo quatro carros deixa dois feridos em área central de Campos

Um acidente envolvendo quatro veículos deixou duas pessoas feridas na tarde desta...

Conforme antecipado pelo Manchete RJ, Tânia Alberto reassume Secretaria de Educação de Campos

A nomeação de Tânia Alberto como nova secretária de Educação foi publicada...

Mais de 20 motos são rebocadas durante operação da Guarda Municipal em Campos

A Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública,...