quarta-feira , 15 janeiro, 2025
Lar Geral Mesmo com filho menor divórcio pode ser feito em cartório
Geral

Mesmo com filho menor divórcio pode ser feito em cartório

54
mesmo-com-filho-menor-divorcio-pode-ser-feito-em-cartorio

21/08/2024 às 14h45min – Atualizada em 21/08/2024 às 14h45min

Medida foi autorizada por meio de resolução pelo CNJ

– Redação

Agência Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inseriu na resolução que trata de divórcios administrativos, feitos em cartório, a possibilidade de que o procedimento seja feito mesmo se o casal tiver filhos menores incapazes, desde que questões como a guarda, a visitação e as verbas alimentares já tenham sido resolvidas na Justiça. A medida oficializa um procedimento já aceito em diversos estados. 

A medida do CNJ reforça que a necessidade de intermediação de um juiz para a homologação do divórcio diga respeito somente ao resguardo dos direitos do menor incapaz. Resolvida essa questão previamente, o divórcio extrajudicial pode ser realizado apenas no cartório. 

A decisão foi tomada nesta terça-feira (20) por unanimidade no mesmo processo que autorizou a realização de inventário extrajudicial, ou seja, em cartório, via escritura pública, mesmo se houver menores incapazes entre os herdeiros. Em se tratando de inventário, não há necessidade de nenhuma intervenção judicial, mesmo previamente, o que não era permitido.

Se apenas um dos integrantes do casal tiver filhos, isso não impede o divórcio extrajudicial, pois nesse caso não seria necessário a intervenção judicial para resolver questões sobre a guarda do menor. 

O divórcio administrativo é muito mais célere do que o judicial, podendo ser registrado em 24 horas. Na Justiça, o processo é mais caro e demorado. A separação em cartório, contudo, somente é possível caso haja pleno consenso do casal. Caso haja qualquer desentendimento a respeito da partilha de bens, por exemplo, um juiz precisará ser acionado. 

Ao ampliar a possibilidade de inventário e divórcio extrajudiciais, o CNJ atendeu a um pedido de providências protocolado pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam).

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Prefeita de SFI decreta situação de emergência na Ilha dos Mineiros

13/01/2025 às 14h44min – Atualizada em 13/01/2025 às 14h44min O decreto foi...

ACIC ressalta o feriado de Santo Amaro

13/01/2025 às 14h33min – Atualizada em 13/01/2025 às 14h33min Feriado de Santo...

Rio Guaxindiba transborda e atinge casas em São Francisco de Itabapoana

12/01/2025 às 13h18min – Atualizada em 12/01/2025 às 13h18min Rio Guaxindiba transborda...

Detran-RJ divulga calendário anual de licenciamento de veículos em 2025

O Detran-RJ informa que já está disponível o calendário para o licenciamento...