sábado , 18 janeiro, 2025
Lar Geral Mutirão de testagem DST/AIDS nesta terça-feira em Campos
Geral

Mutirão de testagem DST/AIDS nesta terça-feira em Campos

27
mutirao-de-testagem-dst/aids-nesta-terca-feira-em-campos

03/12/2024 às 09h35min – Atualizada em 03/12/2024 às 09h35min

Mutirão de testagem DST/AIDS nesta terça-feira em Campos

A ação, que acontecerá das 8h às 16h, tem como objetivo promover o diagnóstico precoce do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS)

– Redação

Ascom

Como parte da programação do “Dezembro Vermelho”, nesta terça-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais, realizará o DIA D: Mutirão de Testagem CDIP e Atenção Básica. A ação, que acontecerá das 8h às 16h, tem como objetivo promover o diagnóstico precoce do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS) e garantir que toda a população tenha acesso a esses testes gratuitamente.

As testagens serão realizadas no Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A iniciativa acontecerá em parceria com o Serviço de Atenção Primária à Saúde (APS).

O diagnóstico precoce é fundamental para iniciar o tratamento de forma rápida e eficiente, prevenindo doenças oportunistas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. A assessora técnica de coordenação do programa, Constância Prestes, destaca a importância da testagem e do acompanhamento adequado. “Quanto antes o diagnóstico positivo for descoberto, mais cedo é possível começar o tratamento, prevenindo complicações e garantindo uma melhor qualidade de vida”, destacou Constância.

Os testes rápidos para HIV e outras ISTs são realizados de forma simples e rápida, com resultados disponíveis em poucos minutos. A testagem é gratuita e está disponível para toda a população, com aconselhamento especializado.

A assessora enfatiza ainda a relevância da procura por serviços especializados. “O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente testes para diagnóstico do HIV. É importante procurar um serviço especializado, pois além do diagnóstico, o aconselhamento é fundamental para garantir um acompanhamento adequado e uma melhor condição para o usuário”, disse Constância.

A mobilização visa não apenas ampliar o diagnóstico de HIV e outras ISTs, mas também alertar sobre a importância da prevenção, da detecção precoce e do acompanhamento médico para uma vida mais saudável e com mais qualidade.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

O Paraesporte/Uenf/Enel deu início a Colônia de Férias

Fotos: Divulgação Paraesporte Nicolas Mendonça, 5 anos, participou nesta quinta-feira (16) do...

Operação Foco e PRF recuperam carreta roubada e encontram motorista sequestrado em Campos dos Goytacazes

16/01/2025 às 13h44min – Atualizada em 16/01/2025 às 13h44min O veículo foi...

Estado do Rio de Janeiro registra 810 casos de dengue nas primeiras semanas do ano

Em 2024, ao longo de todo o ano, foram registrados 302.316 casos...

Prefeita de SFI decreta situação de emergência na Ilha dos Mineiros

13/01/2025 às 14h44min – Atualizada em 13/01/2025 às 14h44min O decreto foi...