segunda-feira , 22 julho, 2024
Lar Esportes Paraesporte/Enel comemora 13 anos com várias atividades neste sábado na Uenf
Esportes

Paraesporte/Enel comemora 13 anos com várias atividades neste sábado na Uenf

16
paraesporte/enel-comemora-13-anos-com-varias-atividades-neste-sabado-na-uenf

Transformar a vida das pessoas com deficiência  por meio do esporte, buscando oferecer inclusão,  autonomia, educação e saúde é  o objetivo do Paraesporte/Enel. A proposta inicial do seu fundador, o ex-atleta da seleção brasileira de natação Raphael Thuin  vem sendo concretizada a cada dia, conquistando bons resultados.

” Nas eliminatórias de Atenas, em 2004, tive alguns problemas de saúde, que me levou a abandonar as piscinas nacionais e internacionais.  Foram dias de desafios, mas não podia reclamar. Já tinha quatro medalhas de campeão da Copa do Mundo nos Estados Unidos, Canada, Brasil e China, representando  meu país. A forma que encontrei, foi me dedicar a projetos sociais, em especial os voltados para pessoas com deficiência, surgindo a ideia de fundar o Paraesporte, que este mês completa 13 anos, sendo que há 7 anos em Campos, atendendo mais de 500 alunos”, explicou o fundador Raphael Thuin.

As conquistam continuaram, em novembro passado o Paraesporte recebeu na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Prêmio” Brasil Mais Inclusão,  na categoria João Ribas, como melhor projeto do país para pessoas com deficiência.  Ao longo destes anos o Paraesporte, trouxe de Los Angeles a medalha de bronze. Em 2019, conquistou nos Jogos Mundiais  de Verão das Olimpíadas Especiais , nos Emirados Árabes, as medalhas de prata no futebol e bronze no vôlei de praia.

No ano passado a equipe de futebol, conquistou na II Copa do Mundo de Futebol, em Detroit, nos Estados Unidos a medalha de bronze, evento que reuniu atletas de   24 países.  Em  julho deste ano, os atletas de bocha, futsal, e vôlei de praia vão participar dos Jogos Latinos Americanos, no Paraguai, e para continuar fazendo bonito os atletas estão treinando muito para novas conquistas.

Raphael Thuin, ressalta que a maior conquista dos atletas não são  as medalhas, mas as oportunidades  que vêm conquistando, como a inclusão, autonomia e o desenvolvimento  social e educacional. Muito nos orgulha, de acompanhar a evolução de cada aluno. Jovens que viviam isolados da sociedade,  mas que hoje formaram uma comunidade de amigos e campeões “, destacou.

Para marcar mais este aniversário, a equipe de profissionais do Paraesporte/ Enel preparou uma ampla programação  que será comemorada neste sábado (6) a partir das 8h, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) , instituição  educacional que abraçou o Paraesporte  cedendo o espaço físico da Uenf para realizarmos as atividades. Atividades que vão reunir, professores, alunos e familiares, explicou o coordenador  Fábio Coboski.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Praia do Farol recebe o Campos Bodyboard neste fim de semana

15/03/2024 às 18h36min – Atualizada em 15/03/2024 às 18h36min O evento contará...

Goytacaz pede licença e não vai jogar em 2024

24/02/2024 às 12h56min – Atualizada em 24/02/2024 às 12h56min Atualmente na Terceirona...

Circuito de Kitesurf acontece neste fim de semana em SJB

23/02/2024 às 17h33min – Atualizada em 23/02/2024 às 17h33min Inscrições são online...