17/09/2024 às 11h42min – Atualizada em 17/09/2024 às 11h42min
A ação vai acontecer na próxima quinta-feira (19), na Escola Municipal Castelo Branco, na Pecuária. O mutirão pretende atender famílias de 19 bairros da região
Ascom
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, fará na próxima quinta-feira (19) um mutirão para atualização dos dados do Cadastro Único das famílias referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Parque Esplanada. A ação será a primeira de atualização do CadÚnico por território. Na ocasião, serão atendidas famílias de 19 bairros da região, como Parque Leopoldina, Caju, Parque Corrientes, Parque Julião Nogueira, Parque Dom Bosco, entre outros. O atendimento será das 9h às 15h na Escola Municipal Castelo Branco, na Rua Pref. Edgar Nunes Machado, sem número, ao lado do Colégio 29 de Maio, na Pecuária.
No dia do mutirão, deverão ser apresentados os documentos de todos os moradores da residência: RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento e declaração escolar, no caso de componentes familiares que sejam menores de idade.
Veja a lista de bairros que fazem parte do Cras Esplanada:
- Caju
- Itereré
- Morangaba
- Parque Corrientes
- Parque Dom Bosco
- Parque Rodoviário
- Parque Esplanada
- Jardim Maria Queiroz
- Parque Julião Nogueira
- Parque Leopoldina
- Nossa Senhora do Rosário
- Nova Brasília
- Pecuária
- Parque Santo Amaro
- Parque São Caetano
- Parque Sumaré
- Parque Tamandaré
- Santa Cruz
- Centro
Cadastro único é a porta de entrada para benefícios
O CadÚnico foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras. Ao se inscreverem ou atualizarem seus dados no Cadastro Único, os munícipes, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, podem tentar participar de vários programas sociais.
Entre os programas federais de assistência social e transferência de renda estão o Bolsa Família; o Minha Casa, Minha Vida; o Benefício de Prestação Continuada (BPC); a Tarifa Social de Energia Elétrica; o recém-lançado Pé-de-Meia, a poupança para estudantes de baixa renda que cursam o ensino médio, entre outros. No município, as famílias em situação de vulnerabilidade, por meio do CadÚnico, podem ser atendidas pelo Cartão Goitacá e Mãe Coruja.
Deixe um comentário