quarta-feira , 30 abril, 2025
Lar Geral Sana Gimenes e Mannu Ramos foram as entrevistadas desta quinta (27), no Jornal A Voz de Campos
Geral

Sana Gimenes e Mannu Ramos foram as entrevistadas desta quinta (27), no Jornal A Voz de Campos

14
sana-gimenes-e-mannu-ramos-foram-as-entrevistadas-desta-quinta-(27),-no-jornal-a-voz-de-campos

Sana Gimenes e Mannu Ramos foram as entrevistadas desta quinta (27), no Jornal A Voz de Campos

Pesquisa recente aponta rejeição a Lula em Campos; ‘Caiu na Rede’: Gasto milionário do Governo Estadual em kits educativos com empresa investigada por fraude gera suspeita; ‘Nos Bastidores da Câmara’: A instauração da CPI da Enel, o aniversário do Palácio Nilo Peçanha e da cidade de Campos dos Goytacazes e entrevista de estúdio com a professora de direito, advogada e socióloga Sana Gimenes, além da conselheira tutelar, assistente social e pesquisadora sobre relações étnico raciais Mannu Ramos, sobre a discriminação racial. Esses foram os destaques do Jornal A Voz de Campos desta quinta.

DESTAQUES

Segundo o portal Manchete RJ, uma pesquisa realizada nos últimos dias mostrou um alto índice de rejeição a Luiz Inácio Lula da Silva em Campos, com 53% dos entrevistados apontando o governo do petista como ruim ou péssimo. Já 24,5% classificam o governo como regular, 17% bom e 4,5% muito bom. Os números em Campos seguem uma tendência nacional de queda de popularidade do presidente que está em seu terceiro mandato.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro gastou mais de R$75 milhões em compras de kits educativos sem licitação ou contrato, utilizando o mecanismo de “ata de registro de preços”. A empresa beneficiada está ligada a dois irmãos, denunciados pelo MPF do Pernambuco em 2023 por fraudes em processos licitatórios. Essa não é a primeira vez que o governo do Rio de Janeiro realiza compras milionárias sem licitação para materiais educativos. Em 2023, a Secretaria de Educação contratou a mesma empresa para fornecer livros a um custo quatro vezes superior ao preço de mercado, levando o Ministério Público estadual a instaurar um inquérito civil para investigar o sobrepreço.

ENTREVISTA COM SANA GIMENES E MANNU RAMOS

O racismo e a discriminação racial são problemas históricos e estruturais que afetam sociedades em todo o mundo, principalmente no Brasil. Essas práticas se manifestam de diversas formas, desde agressões verbais e físicas até desigualdades no acesso à educação, saúde, mercado de trabalho e sistema de justiça.

Um exemplo alarmante dessa realidade ocorreu recentemente em Campos, onde a juíza Helenice Rangel, titular da 3ª Vara Cível, foi alvo de ataques racistas por parte do advogado José Francisco Abud. Em uma petição, Abud referiu-se à magistrada como “afrodescendente com resquícios de senzala e recalque ou memória celular dos açoites”, após ter um pedido indeferido por ela. O caso está sendo investigado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Ministério Público. A Corregedoria da Seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil decidiu pedir a exclusão do advogado dos quadros da OAB/RJ. Os vereadores da Câmara Municipal de Campos aprovaram moção de repúdio ao advogado na sessão da última terça-feira. 

No estúdio, a advogada, professora de direito, socióloga e coordenadora do curso de direito da UNIFLU, Sana Gimenes, falou sobre a relação do Brasil com o preconceito racial e, sobre o caso da juíza Helenice Rangel, destacou: “O primeiro passo é esse: reconhecer que somos um país racista e começar a tomar as medidas efetivas que têm sido feitas.”
“Eu não vejo uma ligação entre um transtorno e desencadear um quadro racista ou misógino. Essas são questões que já estão dentro do indivíduo. (…) Ele (Abud) tem discernimento da ilicitude do ato. Não me parece que ele não tem clareza.”

Por telefone, a pesquisadora, conselheira tutelar e assistente social, Mannu Ramos, também falou sobre o caso: “A grande questão que estarreceu a sociedade campista foi a audácia em escrever de forma tão explícita, expondo tudo que há de pior dentro desse ser humano e em uma peça jurídica.”

Confira a entrevista completa AQUI.

NOS BASTIDORES DA CÂMARA

A Câmara Municipal de Campos instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Enel, empresa provedora de energia à cidade. A CPI foi oficialmente instaurada na tarde desta terça-feira (25) com o objetivo de apurar problemas graves no serviço prestado pela empresa. A comissão foi estruturada com vereadores de diferentes partidos, sendo, ainda assim, composta por uma maioria governista. Confira:

Diego Dias (PDT) — relator;
Nildo Cardoso (PL) — presidente;
Dudu Azevedo (Republicanos) — vice-presidente;
Kassiano Tavares (PP) e Thamires Rangel (PMB) — membros.

Kassiano falou sobre a CPI e a escolha de Nildo Cardoso como presidente ao Jornal A Voz de Campos. Confira AQUI.

Leon Gomes, do PDT, deve deixar a Câmara em breve para reassumir a Fundação Municipal da Infância e Juventude. Com isso, Luciano RioLu volta à Casa de Leis. Confira a fala do vereador PDTista sobre o assunto AQUI.

Nesta quarta (26) também aconteceu um evento em comemoração aos 90 anos do Palácio Nilo Peçanha, sede do legislativo em Campos. A apresentadora do evento, historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, Rafa Machado, conversou com a gente. Veja AQUI.

Ainda no evento, o presidente da Câmara Fred Rangel (PP) e os vereadores Kassiano Tavares, Diego Dias, Nildo Cardoso, Leon Gomes, Silvinho Martins (MDB) e Ciro Rocha (SD) expressaram seus votos pelo aniversário de 190 anos da elevação de vila de São Salvador à cidade de Campos dos Goytacazes. Confira o recado AQUI.

Estes destaques e a entrevista de estúdio com Sana Gimenes e Mannu Ramos você confere AQUI.
 

Eu e Germando Santos te esperamos no Jornal A Voz de Campos, que vai ao ar toda quinta-feira, às 18 horas, na Rede Aurora de Comunicação, com transmissão ao vivo na TV Aurora: canal 171 da SoulTV, no site www.tvaurora.com.br e nas redes sociais:

O programa também está disponível nas TVs de streaming Linkweb, Newplay e Infoline (Canal 16).

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Praça do Santíssimo Salvador recebe a 2ª Feira de Oportunidades nesta quarta-feira

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Qualificação e...

Conta de luz vai ficar mais cara em maio

– Redação 29/04/2025 10h16 – Atualizado há 11 horas A Agência Nacional...

O Apagão que Atinge a Europa: Reflexões sobre A Fragilidade das Infraestruturas Críticas

Advogado, licenciado em Portugal, analisa o caso CLáUDIA MOURA 28/04/2025 12h32 –...