Com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, da primeira-dama Tassiana Oliveira e da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, a XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos (SNCT) foi aberta nesta quarta-feira (16), no Jardim São Benedito.
O evento é aberto ao público, das 9h às 16h, tendo sua culminância na próxima sexta-feira (18). A SNCT é considerada o maior evento de popularização da Ciência no país e está na 21ª edição em nível nacional, com a temática “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias socais”.
Estão envolvidas no evento 114 instituições parceiras, entre elas 83 escolas. Este ano, estão sendo celebradas a diversidade e a riqueza natural do Brasil, explorando o potencial dos biomas – Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa – e como a Ciência e a Tecnologia podem ser aliadas fundamentais na promoção de soluções sustentáveis e inovadoras para o desenvolvimento social.
O prefeito destacou que a Prefeitura entregou centenas de tablets e chromebooks para alunos e professores, além de laboratórios de informática, robótica, matemática e ciências, o que vem ajudando na construção de novos projetos e pesquisas pelos alunos.
“A educação apenas analógica não prende as crianças em sala de aula. Quando fazemos essa união, motivamos a criança ir para a escola. Eu sempre falei, em todas as oportunidades dos eventos de educação, que mais importante do que a velocidade é a direção, e a gente acertou na direção. Eu não tenho dúvida em falar isso pelo resultado do IDEB. Então, tudo isso é para os alunos, que são o futuro da nossa cidade. A gente investiu, tirando o ano 2021, que foi de pandemia, mais do que o índice constitucional da educação, que é 25%. Investimos 33% do orçamento municipal em educação, investimento maciço para transformar a realidade dessa cidade. E todo o processo e todo o projeto precisa ter continuidade. O orçamento público sempre será finito, mas a gente vai correr atrás e vai colocar o orçamento público naquilo que realmente transforma a vida das pessoas, naquilo que realmente transforma a sociedade”, concluiu o prefeito.
Tânia Alberto ressaltou que o mais importante na educação pública é conseguir unir a base da educação com a universidade. Para ela, trazer a academia para o chão da escola da educação básica é o maior desafio, e é isso que a SNCT está realizando.
“Esse é um momento de criação, de libertação, da educação básica, porque qualquer dinheiro gasto em um evento como esse ainda é pouco, pelo tanto que ele produz de resultado intelectual. Eu agradeço muito ao prefeito e me sinto envaidecida de estar secretária de Educação para viver isso. É muito importante criar essa oportunidade para a criançada que sabe que vive numa cidade privilegiada de universidades, de ambiente de formação, e todos devem aproveitar muito tudo isso”, disse Tânia.
Deixe um comentário