quarta-feira , 30 abril, 2025
Lar Geral Câmara de São João da Barra aprova projeto de lei que autoriza climatização em todas as escolas públicas
Geral

Câmara de São João da Barra aprova projeto de lei que autoriza climatização em todas as escolas públicas

18
camara-de-sao-joao-da-barra-aprova-projeto-de-lei-que-autoriza-climatizacao-em-todas-as-escolas-publicas

Câmara de São João da Barra aprova projeto de lei que autoriza climatização em todas as escolas públicas

Além de requerimentos e indicações, a Câmara de São João da Barra aprovou vários projetos de lei na sessão de quarta-feira (12). Um deles foi o PL 007/2025, de autoria da vereadora Joice Pedra, que dispõe sobre a autorização de instalação de sistemas de climatização em todas as escolas públicas no município. O objetivo é garantir condições térmicas adequadas ao ambiente escolar, para o conforto e bom desempenho dos estudantes e profissionais da educação. 

Segundo Joice, o atual cenário de aquecimento global tem impactado diretamente a saúde, o bem-estar e a produtividade da população, especialmente em ambientes escolares, onde a falta de climatização adequada tem prejudicado o ensino. “Esse é um assunto de extrema necessidade. É muito mais do que colocar um aparelho de ar condicionado nas escolas: é trazer dignidade para alunos, para toda a comunidade escolar e zelar sim, pelo aprendizado, pelo bem-estar e pela saúde, principalmente, dos nossos alunos”, a vereadora.  

Segundo o texto, os projetos arquitetônicos e de engenharia de reformas e de novas unidades escolares deverão prever a instalação de sistemas de climatização, em conformidade com as normas técnicas e ambientais vigentes. Além disso, o Plano Plurianual (PPA) do município deverá incluir as dotações orçamentárias e os recursos necessários para o cumprimento das ações. O texto também diz que “caberá ao Poder Público a elaboração de Plano de Manutenção; Operação e Controle dos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos alunos e profissionais da educação”. O PL estipula o prazo de um ano, a contar da publicação da lei, para o Poder Público adequar suas instalações às exigências estabelecidas. 

Mais – O Legislativo também aprovou, na sessão desta quarta-feira, o PL 011/2025, de autoria do Executivo, visando adequar a estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal, diante da necessidade e interesse público em aperfeiçoar a estrutura, através do desmembramento de secretarias e adequação de cargos públicos. O texto do projeto ressalta que a nova estrutura não acarretará concessão de benefícios para os servidores públicos, configurando mera adequação administrativa, para o seu melhor funcionamento, em prol da melhoria dos serviços públicos prestados à coletividade. 

O plenário também aprovou dois projetos de lei do Executivo, visando à concessão de autorização para a abertura de crédito adicional no Orçamento e um PL da Mesa Diretora, instituindo gratificações mensais para os servidores públicos designados para exercerem atividades atinentes às funções essenciais à aplicação da Lei 14.133/2021, no âmbito do Legislativo. Cabe ressaltar que todos os projetos de lei aprovados serão encaminhados ao gabinete da prefeita Carla Caputi para a sanção, ou seja, para virar lei. 

A sessão terminou com a aprovação de dois projetos de resolução: o 001/2025, de Alan de Grussaí, que denomina de Carlos Magno de Souza Machado, o campo de futebol situado ao lado da Associação de Cajueiro, em Cajueiro e o 002/2025, da Mesa Diretora, que dispõe sobre a concessão de diárias e adiantamento para combustível dos servidores e vereadores da Câmara, quando houver necessidade de deslocamento a serviço ou evento de interesse do Poder Legislativo. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Praça do Santíssimo Salvador recebe a 2ª Feira de Oportunidades nesta quarta-feira

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Qualificação e...

Conta de luz vai ficar mais cara em maio

– Redação 29/04/2025 10h16 – Atualizado há 11 horas A Agência Nacional...

O Apagão que Atinge a Europa: Reflexões sobre A Fragilidade das Infraestruturas Críticas

Advogado, licenciado em Portugal, analisa o caso CLáUDIA MOURA 28/04/2025 12h32 –...