10/09/2024 às 13h40min – Atualizada em 10/09/2024 às 13h40min
As aulas acontecem na sede do clube, no Parque Tamandaré, todas as segundas e sextas-feiras, às 14h
– Redação
Ascom
A Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, está oferecendo aulas de teatro aos idosos do Clube da Terceira Idade. O objetivo é promover a inclusão e socialização dos frequentadores. As aulas acontecem na sede do clube, no Parque Tamandaré, todas as segundas e sextas-feiras, às 14h.
O professor de teatro, Josué Rodrigues da Hora, fala da importância das aulas para os idosos. “É notável ver a melhora cognitiva neles. O teatro trabalha diretamente no emocional, ajuda na memória, na qualidade de vida, além de promover a interação e socialização entre eles”, disse o professor.
Deficiente visual desde os 10 anos de idade, o aposentado João José Nunes dos Santos, de 66 anos, fala da importância da inclusão e dos resultados que obteve depois de entrar para a turma de teatro. “O mais gostoso foi a aceitação dos colegas. Aqui é um clima familiar, clima de inclusão, realmente. Vivi por muitos anos no Educandário dos Cegos e, depois de aposentado, busquei alguma ocupação. Aqui no Clube da Terceira Idade, nas aulas de teatro, fui muito bem recebido por todos os colegas e professores. Me sinto acolhido. É uma segunda casa para mim”, declarou.
O coordenador do Clube da Terceira Idade, Carlos Augusto Faria, destaca que as aulas de teatro trabalham o cognitivo e principalmente o afetivo dos idosos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. “As aulas de teatro trazem inúmeros benefícios para eles. Vemos o crescimento da autoestima, treinamento da memória, além da socialização”, concluiu.
Integrante do grupo de teatro há 11 anos, a aposentada Irenilda da Silva Ribeiro, de 82 anos, conta como as aulas de teatro transformaram sua vida. “Eu era uma pessoa tímida, introvertida, até que descobri o teatro. Já fiz várias peças. Virei outra pessoa despois que descobri o teatro. O teatro preenche os meus dias. O teatro faz parte da minha vida”, contou Irenilda.
Deixe um comentário