sexta-feira , 13 junho, 2025
o-tempo-revelado-em-"pe-de-tempo":-iyalorixa-martha-sales-lanca-seu-novo-livro-na-bienal-do-rio-em-celebracao-aos-ciclos-da-vida-e-a-ancestralidade
Lar Geral O tempo revelado em "Pé de Tempo": Iyalorixá Martha Sales lança seu novo livro na Bienal do Rio em celebração aos ciclos da vida e à ancestralidade
Geral

O tempo revelado em "Pé de Tempo": Iyalorixá Martha Sales lança seu novo livro na Bienal do Rio em celebração aos ciclos da vida e à ancestralidade

21

O tempo revelado em Pé de Tempo: Iyalorixá Martha Sales lança seu novo livro na Bienal do Rio em celebração aos ciclos da vida e à ancestralidade

Arquivo pessoal

A Bienal do Rio de Janeiro 2025 será palco do lançamento de “Pé de Tempo”, segundo livro da escritora Martha Sales, nos dias 18 e 19 de junho, com sessões de autógrafos no acolhedor estande “Escreva, Garota!”. Nesta obra singular, Martha, que também é Iyalorixá e professora licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe, tece uma narrativa poética e profunda sobre o tempo não como uma mera cronologia, mas como uma força divina que reside em cada um de nós, pulsando através de nossas memórias corporais e conectando-nos aos ciclos incessantes da existência.

“Pé de Tempo” é também um trocadilho bem-humorado e convida o leitor a uma jornada introspectiva, onde o tempo se personifica em uma musa inspiradora, uma entidade feminina que acompanha os ritmos da vida: o plantar e o brotar de novas ideias, o semear de afetos, o amadurecimento das experiências e os inevitáveis ciclos que marcam a existência, do ciclo menstrual a menopausa. Com uma sensibilidade ímpar, Martha Sales explora as mudanças que o tempo impõe, as redescobertas que ele proporciona e a constante transformação pessoal que molda quem somos.

As páginas de “Pé de Tempo” ressoam com a sabedoria ancestral, com a força do axé e a potência curativa do terreiro, espaço-tempo de acolhimento e metamorfose. A autora, com a vivência e a cosmovisão de uma Iyalorixá, entrelaça a passagem do tempo com as noções de destino, de falta e de ausência, contrapondo-as com a busca incessante pela jovialidade e a aceitação das marcas do tempo na pele, nas rugas que contam histórias.

Longe de ser um lamento pelo envelhecimento, “Pé de Tempo” celebra a reinvenção, o aprendizado contínuo e a liberdade encontrada no tempo livre, naquele espaço onde a alma pode se expandir e florescer. Martha Sales nos presenteia com uma visão do tempo como uma teia complexa que nos conecta ao passado, nos impulsiona ao presente e nos abre para infinitas possibilidades futuras.

Com uma linguagem rica e evocativa, a autora, que também é especialista em Antropologia e pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual, membro de núcleos de pesquisa em Sergipe e fundadora de espaços dedicados à cultura afro-brasileira, oferece uma perspectiva única sobre o tempo enquanto divindade feminina, uma força motriz que nos habita e nos convida a dançar no ritmo da vida.

Durante a Bienal, a autora também convida os leitores a acompanharem o seu bate-papo na areninha do Escreva, Garota!, no dia 19 de junho, às 19h. O tema: “Um dedinho de prosa, uma pitada de poesia e axé: literatura e ancestralidade” trará uma rica e multifacetada exploração da influência da ancestralidade na literatura contemporânea, permeada pela força espiritual e cultural do axé e expressa tanto na forma da prosa quanto na beleza da poesia.

Literatura como herança e resistência

Martha Sales não apenas escreve poesia: ela traduz em palavras a voz dos ancestrais. Seus textos mergulham e dialogam com a natureza, os mitos e a espiritualidade de matriz africana. Em um país onde 1.075 casos de intolerância religiosa foram denunciados em 2022 (Disque 100), sendo a maioria contra terreiros de Candomblé e Umbanda, sua obra se torna um manifesto pela liberdade de culto.

Dados que comprovam a urgência do debate

  • Apenas 2,3% dos autores publicados no Brasil são negros (IBGE, 2022).
  • Em 2023, o STF tornou a intolerância religiosa crime inafiançável (Lei 14.532).
  • A cada 15 horas, um terreiro sofre violência no Brasil (Relatório da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras).

Serviço:

  • Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Pé de Tempo” com a autora Martha Sales
    • Datas: 18 e 19 de junho de 2025 (quarta-feira e quinta-feira)
    • Local: Estande “Escreva, Garota!” na Bienal do Rio de Janeiro
  • Bate-papo com Martha Sales: “Um dedinho de prosa, uma pitada de poesia e axé: literatura e ancestralidade” 
    • Datas: 19 de junho de 2025 (quinta-feira), às 19h
    • Local: Areninha do “Escreva, Garota!” na Bienal do Rio de Janeiro

Lançamentos nas antologias da Lura Editorial:

A participação de Martha Sales na Bienal do Rio de Janeiro será ainda mais enriquecedora com o lançamento de suas contribuições em diversas antologias pela Lura Editorial. Os leitores terão a oportunidade de encontrar a sensibilidade poética da autora nas obras “Viva Poesia 2024”, celebrando a vitalidade da palavra; em “Folhas de Outono: Poesias em quatro estações”, explorando as nuances e reflexões da alma em sintonia com os ciclos da natureza; e em “Nós: poesias para tardes ensolaradas”, onde seus versos iluminam e aquecem os corações, demonstrando a versatilidade e o talento de Martha Sales em diversas formas de expressão poética.

Sobre a autora:

Martha Sales é Iyalorixá, professora licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em Antropologia pela UFS/NPPGA e pós-graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual. É membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NPEABI/UFS), membro e sócio-fundadora da Sociedade de Estudos Étinicos, Políticos, Sociais e Culturais Omolàiyé e sócio-fundadora e Coordenadora do Espaço de Arte, Cultura e Educação Omiró Casa de Mar. Com “Pé de Tempo”, sua segunda obra, Martha Sales confirma sua voz potente e sensível na literatura contemporânea, explorando as profundezas da experiência humana com uma perspectiva enraizada na sabedoria ancestral e na sua vivência como Iyalorixá.

Contato para Imprensa: Tamyris Torres | [email protected] | 21 97132-8024

Redes sociais da autora: https://www.instagram.com/martha_sales 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
[email protected]

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Acidente envolvendo quatro carros deixa dois feridos em área central de Campos

Um acidente envolvendo quatro veículos deixou duas pessoas feridas na tarde desta...

Conforme antecipado pelo Manchete RJ, Tânia Alberto reassume Secretaria de Educação de Campos

A nomeação de Tânia Alberto como nova secretária de Educação foi publicada...

Mais de 20 motos são rebocadas durante operação da Guarda Municipal em Campos

A Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública,...