sábado , 13 julho, 2024
Lar Saúde Dia das Mães: Vacinação para os filhos neste domingo
Saúde

Dia das Mães: Vacinação para os filhos neste domingo

8
dia-das-maes:-vacinacao-para-os-filhos-neste-domingo

Foto: Divulgação

Que tal aproveitar o Dia das Mães para se proteger e proteger quem você ama? A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) te ajuda nessa missão, disponibilizando dois postos de vacinação com funcionamento das 8h às 17h neste domingo (12). São 20 imunizantes que protegem contra várias doenças, entre elas gripe, Covid-19, meningites, pneumonias, poliomielite e sarampo. A aplicação acontece na sede da secretaria, área central da cidade, e na Clínica da Criança, no subdistrito de Guarus.

Pelo calendário de rotina, podem ser vacinadas crianças acima de 2 meses, adolescentes, adultos e idosos. Os imunizantes são: VIP, VOP, Tríplice Viral, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, DTP, dT adulto, Meningocócica ACWY, Hepatite A, HPV quadrivalente, além de dTPA, que é exclusiva para gestantes. As vacinas são aplicadas de acordo com a indicação do Ministério da Saúde para cada faixa etária e a situação vacinal de cada pessoa.

“Devido ao trabalho e aos afazeres domésticos muitas mães têm dificuldades para manter a própria vacinação e a dos filhos em dia. Entretanto, desde 2021, o município adotou a vacinação aos finais de semana e feriados. Essa estratégia tem facilitado o acesso às vacinas e a adesão tem melhorado a cada dia”, disse a coordenadora de Imunização da SMS, Amanda Carvalho.

A vacina Influenza, que previne contra a gripe, é aplicada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. Já contra a Covid-19 estão disponíveis três imunizantes no momento.

A Pfizer Baby é aplicada para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema primário é composto pela primeira dose aos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses.

As crianças de 5 a 11 anos recebem a vacina Pfizer Pediátrica. Já a Coronavac é aplicada para crianças acima de 3 anos. Ambas são aplicadas duas doses do esquema primário, com intervalo de 30 dias, entre uma dose e outra. Para aquelas que estão com o esquema primário incompleto ou com dose atrasada, também deve respeitar o intervalo entre a 1ª e a 2ª dose.

Para receber a vacina de rotina e gripe é preciso levar documento com foto, CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. Para aqueles que irão receber a vacina contra a Covid-19, serão necessários os documentos pessoais e o Cartão de Vacina Covid-19 para quem já iniciou o esquema vacinal. Pessoas imunocomprometidas é obrigatório o laudo médico ou outro documento que comprove a condição.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde segue com atendimento noturno em Campos

O atendimento noturno da Sala de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde...

Epidemia de dengue aumenta a demanda por doações de plaquetas no Hemocentro

O Hemocentro Regional de Campos segue em alerta diante do aumento da...

Clínica da Criança e Secretaria de Saúde com vacinação no final de semana e feriado

Falta de tempo, devido ao horário de trabalho ou estudo, não é...

“SOS Coração”: 39% dos infartos foram em pessoas abaixo de 60 anos

O “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas” já contabiliza 210...