sábado , 13 julho, 2024
Lar Saúde Hemocentro Regional de Campos convoca doadores de sangue para manter o estoque
Saúde

Hemocentro Regional de Campos convoca doadores de sangue para manter o estoque

11
hemocentro-regional-de-campos-convoca-doadores-de-sangue-para-manter-o-estoque

15/05/2024 às 16h34min – Atualizada em 15/05/2024 às 16h34min

Nos últimos cinco dias, a unidade recebeu um total de 192 doadores, com uma média de apenas 38 doadores aptos por dia, sendo o ideal de 70 doadores por dia

– Redação

PMCG

Foto: Reprodução

O Hemocentro Regional de Campos (HRC) tem enfrentado um desafio devido ao estoque de sangue abaixo do ideal. Nos últimos cinco dias, a unidade recebeu um total de 192 doadores, com uma média de apenas 38 doadores aptos por dia, sendo o ideal de 70 doadores por dia. A unidade tem lutado para atender às demandas médicas e faz um apelo à solidariedade dos doadores e potenciais doadores, convidando-os a comparecer ao órgão, cuja sede funciona anexa ao Hospital Ferreira Machado (HFM), na Rua Rocha Leão, no Caju, com entrada pelo estacionamento da unidade. As doações podem ser realizadas das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, além de sábados, domingos e feriados.

A assistente social do HRC, Maria Gonçalves, expressou preocupação com a situação. “O Hemocentro não tem tido um aumento muito expressivo na quantidade de doações. Muitas cirurgias acabaram ficando sem atendimento durante o final de semana e o início desta semana devido à baixa no estoque. Nós precisamos que a população se conscientize da importância de doar sangue. É fundamental entender que todos os tipos de sangue são necessários para salvar vidas. Todos os doadores saudáveis entre 16 e 69 anos são bem-vindos para contribuir com essa causa vital. Não importa o tipo, cada doação faz a diferença”, informou.

Um dos doadores presentes no HRC, o técnico de inspeção Thales Melo, compartilhou a motivação para voltar a doar. “Eu sou doador desde jovem e o incentivo para voltar a doar foi o pai de um colega que está precisando de sangue. Eu sei que minha doação pode ajudar não apenas ele, mas outras três pessoas. Sei que essa doação fará uma grande diferença na vida de alguém”, comentou.

Para aumentar o banco de sangue, o HRC está intensificando as coletas externas, com o auxílio da Unidade Móvel. Nessa terça-feira (14), o ônibus realizou coleta no Instituto Nelia Almeida Gomes de Oliveira, buscando envolver a população e aumentar o número de doadores. Ao total, foram realizados 44 cadastros e 36 coletas de sangue.

Como doar

Pessoas saudáveis, com idades entre 16 e 60 anos (ou até 65 anos, se já tiverem doado antes dos 60) e peso superior a 50 quilos podem doar sangue, devendo apresentar um documento original com foto. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável. Além disso, é necessário não ter praticado atividades físicas intensas nas últimas cinco horas, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e estar descansado.

Para agendar a visita do ônibus basta ligar para o telefone (22) 981730463 ou (22) 981752599, das 8h às 17h, ou mandar um e-mail para [email protected]. Confira a agenda do mês de maio:

Agenda da Unidade Móvel

16/05 – Colégio Múltiplo (Itaocara)
21/05 – IMTT (Praça do Liceu)
23/05 – Santa Maria de Campos
28/05 – FASAP (Santo Antônio de Pádua)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde segue com atendimento noturno em Campos

O atendimento noturno da Sala de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde...

Epidemia de dengue aumenta a demanda por doações de plaquetas no Hemocentro

O Hemocentro Regional de Campos segue em alerta diante do aumento da...

Clínica da Criança e Secretaria de Saúde com vacinação no final de semana e feriado

Falta de tempo, devido ao horário de trabalho ou estudo, não é...

“SOS Coração”: 39% dos infartos foram em pessoas abaixo de 60 anos

O “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas” já contabiliza 210...