segunda-feira , 15 julho, 2024
Lar Saúde Dia D de vacinação contra a gripe para grupos prioritários neste sábado em Campos
Saúde

Dia D de vacinação contra a gripe para grupos prioritários neste sábado em Campos

12
dia-d-de-vacinacao-contra-a-gripe-para-grupos-prioritarios-neste-sabado-em-campos

Campos realiza, neste sábado (13), o Dia D de Vacinação contra a Influenza, vírus causador da gripe. A imunização é para as pessoas dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A vacina será aplicada das 8h30 às 14h, em 26 pontos distribuídos pelo município. Em outros dois pontos será das 8h30 às 17h. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que a vacina é segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação.

Entre os grupos que devem se vacinar estão as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses, 29 dias, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência permanente (PcDs), professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento e profissionais das forças armadas, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos), trabalhadores do transporte rodoviário coletivo para passageiros urbanos e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores portuários, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza teve início em 25 de março para grupos de maior risco, entretanto, adesão ainda é considerada muito baixa. Foram aplicadas somente 3.076 doses, o que representa 1,74% do público-alvo, que soma 180.561 pessoas.

“Todos os anos, a prioridade da campanha é vacinar os grupos de risco. Então, o intuito do Dia D é conseguir imunizar o máximo de pessoas nesse período de sazonalidade da doença. Quanto mais pessoas vacinadas, menor é o risco de ter a circulação de vírus”, explica o assessor técnico de Imunização, Leonardo Cordeiro.

A imunização previne contra casos graves da doença, reduzindo internações e a mortalidade decorrentes de infecções causadas pelo vírus. Anualmente, a vacina é atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais vírus que circulam no Brasil, como Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2), e Influenza B. A meta é imunizar 90% do público-alvo.

Para receber a vacina basta comparecer a um dos postos, apresentar RG, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacina para aqueles que têm. As categorias profissionais precisam levar documentos comprobatório do exercício da função. No caso das gestantes, deve-se levar documentos pessoais e o cartão pré-natal. Já as puérperas, a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Para quem já tomou o imunizante em anos anteriores, o esquema vacinal é de dose única. Já para as crianças que vão tomar a vacina pela primeira vez, serão duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

CONFIRA OS POSTOS DE VACINAÇÃO DAS 8H30 ÀS 14H

Centro de Saúde Guarus
Policlínica Tapera
UBS Santa Maria
UBS Sentinela do Imbé
UBSF Conselheiro Josino
UBSF Custodópolis
UBSF Eldorado
UBSF Felix Miranda
UBSF IPS
UBSF Jamil Ábido
UBSF Lagoa de Cima
UBSF Morro do Coco
UBSF Parque Aldeia
UBSF Parque Aurora
UBSF Parque Imperial
UBSF Parque Prazeres
UBSF Parque Rodoviário
UBSF Patronato São José
UBSF Penha
UBSF Santo Amaro
UBSF São Sebastião
UBSF Saturnino Braga
UBSF Tocos
UBSF Venda Nova
UPH Travessão
UPH Ururaí

CONFIRA OS POSTOS DE VACINAÇÃO DAS 8H30 ÀS 17H

Clínica da Criança
Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde segue com atendimento noturno em Campos

O atendimento noturno da Sala de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde...

Epidemia de dengue aumenta a demanda por doações de plaquetas no Hemocentro

O Hemocentro Regional de Campos segue em alerta diante do aumento da...

Clínica da Criança e Secretaria de Saúde com vacinação no final de semana e feriado

Falta de tempo, devido ao horário de trabalho ou estudo, não é...

“SOS Coração”: 39% dos infartos foram em pessoas abaixo de 60 anos

O “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas” já contabiliza 210...