terça-feira , 23 julho, 2024
Lar Saúde Vacinação de rotina, gripe e Covid-19 infantil prosseguem neste final de semana
Saúde

Vacinação de rotina, gripe e Covid-19 infantil prosseguem neste final de semana

14
vacinacao-de-rotina,-gripe-e-covid-19-infantil-prosseguem-neste-final-de-semana

A vacinação de rotina, contra a gripe e Covid-19 infantil prosseguem em Campos. Sábado (27) e domingo (28) a aplicação dos imunizantes acontece na Secretaria de Saúde e Clínica da Criança, das 8h às 17h. Já de segunda a sexta-feira, além desses dois locais, há outras 32 salas distribuídas por todo o município, conforme especificados no final do texto.

A imunização contra a Covid-19 seguirá a recomendação atual do Ministério da Saúde, que determina a aplicação da Pfizer Baby para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema primário é composto pela primeira dose aos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses para quem vai iniciar a vacinação.

As crianças de 5 a 11 anos recebem a vacina Pfizer Pediátrica. Serão aplicadas as duas doses do esquema primário, com intervalo de 30 dias entre uma dose e outra. Já a Coronavac pode ser aplicada para crianças acima de 3 anos. Também são aplicadas duas doses, com intervalo de 30 dias.

Para aquelas que estão com o esquema primário incompleto ou com dose atrasada, deve-se respeitar o intervalo de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª dose.

“Os reforços, assim como a aplicação da Pfizer bivalente, continuam suspensos”, explica o assessor técnico de Imunização, Leonardo Cordeiro.

Pelo calendário de rotinas, são vacinadas crianças acima de 2 meses de vida, adolescentes, adultos e idosos. As vacinas são disponíveis são: Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), Tríplice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, DTP, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, além de dTPA, que é exclusiva para gestantes. As vacinas são aplicadas de acordo com a faixa etária e a situação vacinal de capa pessoa.

No ato da vacinação de rotina é necessário apresentar documento com foto, CPF e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. O Cartão de Vacina Covid-19, juntamente com documentos pessoais, deve ser apresentado por aqueles que irão tomar o imunizante. Para os imunocomprometidos é obrigatório o laudo médico ou outro documento que comprove a condição.

A VACINA DA GRIPE

A vacina Influenza, que previne contra a gripe, é aplicada para pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; povos indígenas; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência permanente (PcDs), professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento e profissionais das forças armadas, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos), trabalhadores do transporte rodoviário coletivo para passageiros urbano e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores portuários, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Para receber a vacina é necessário apresentar RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e caderneta de vacina para aqueles que têm. Crianças e adultos com comorbidades e deficiências, além dos documentos pessoais, devem apresentar laudo médico ou outro documento que comprove sua condição.

No caso das gestantes, deve-se levar documentos pessoais e o cartão pré-natal. Já as puérperas, a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto. Demais categorias profissionais devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e documento comprobatório do exercício da função.

Salas de vacinação (sábado e domingo, das 8h às 17h)

Clínica da Criança

Secretaria Municipal de Saúde

‌Posto Extramuro (segunda a sexta-feira, das 9h às 16h)

‌Campos Shopping

‌Salas de vacinação (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h)

‌Centro de Saúde de Guarus

Clube da Terceira Idade

Policlínica da Tapera

UBS Penha

UBS Santa Maria

UBS Sentinela do Imbé

UBSF Aldeia

UBSF Conselheiro Josino

UBSF Custodópolis

UBSF Eldorado

UBSF Félix Miranda

UBSF IPS

UBSF Jamil Ábido

UBSF Lagoa de Cima

UBSF Morro do Coco

UBSF Parque Aurora

UBSF Parque Imperial

UBSF Parque Prazeres

UBSF Parque Rodoviário

UBSF Patronato São José

UBSF Poço Gordo

UBSF Ponta da Lama

UBSF Santo Amaro

UBSF São Sebastião

UBSF Saturnino Braga

UBSF Tocos

UBSF Venda Nova

UPH Travessão

UPH Ururaí

Salas de vacinação com horário ampliado—segunda a sexta-feira

Secretaria Municipal de Saúde (antigo Centro de Saúde) — 8h30 às 20h

Clínica da Criança — 8h30 às 18h

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde segue com atendimento noturno em Campos

O atendimento noturno da Sala de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde...

Epidemia de dengue aumenta a demanda por doações de plaquetas no Hemocentro

O Hemocentro Regional de Campos segue em alerta diante do aumento da...

Clínica da Criança e Secretaria de Saúde com vacinação no final de semana e feriado

Falta de tempo, devido ao horário de trabalho ou estudo, não é...

“SOS Coração”: 39% dos infartos foram em pessoas abaixo de 60 anos

O “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas” já contabiliza 210...